Um ERP traz diversas vantagens para uma organização. Utilizar um software de gestão representa um salto tecnológico e de qualidade sem igual. Com um sistema ERP, as operações de uma empresa ficam agregadas em um só ambiente digital. Registros de diferentes áreas são unificados em uma única ferramenta capaz de produzir relatórios, automatizar ações e reduzir custos administrativos. No presente artigo trouxemos algumas particularidades de um sistema para a gestão de farmácias e vantagens do uso de um ERP para farmácias e drogarias.

Com o volume de medicamentos que temos atualmente, gerenciar uma drogaria com planilhas de excel, cadernetas de anotação e outros meios obsoletos é um atraso para os negócios. Uma farmácia com controle automatizado tem domínio de todos os dados de seu estabelecimento, não esbarrando em problemas comuns desse tipo de negócio, como medicamentos vencidos, falta de estoque, dificuldades de novos pedidos e inconsistência de fornecedores.

Benefícios ERP para Farmácias e Drogarias

Otimização do Tempo

Um sistema de Gestão para Farmácia economiza tempo nos processos burocráticos. Integrar dados em um único local permite a eficiência dos processos.

Padronização

Utilizando uma única ferramenta, a comunicação entre as equipes fica mais fluida e os processos padronizados.

Decisões Embasadas

Os relatórios gerados pelo software especializado em farmácias possibilitam aos seus gestores decisões mais precisas. Os indicadores de desempenho facilitam diagnósticos e reduzem erros de gestão.

Criação de Estratégias

Através dos dados obtidos através do sistema de gestão, estratégias podem ser criadas em cima de fraquezas e oportunidades identificados. 

Redução de Custos

O ERP automatiza diversas etapas de processos, fazendo com que as pessoas se tornem mais produtivas, realizando seus trabalhos de forma mais confiante e em menos tempo.

Segurança de Informação

O sistema possibilita a criação de perfis. Dessa forma o pessoal será autorizado a acessar informações de acordo com sua posição na empresa. 

Módulo Drogarias da Conecta

Além dos benefícios descritos acima, o Módulo Drogarias, da Conecta, traz outras inúmeras vantagens para a administração de uma farmácia.

  • Controle de Lotes e Validades: Perder medicamentos é jogar dinheiro fora. Um bom sistema registra a validade de cada lote e faz o acompanhamento de estoque para evitar desperdícios;
  • Atende Requisitos da ANVISA: A ANVISA criou um Guia de Validação de Sistemas Computadorizados, composto por diversos critérios que o sistema precisa se encaixar para demonstrar suas boas práticas de fabricação, laboratório e distribuição;
  • Atende requisitos da União e Estados: SPED, Sintegra, NFC-e, TEF;
  • Conectado aos pedidos eletrônicos dos principais distribuidores de medicamentos com a compra automatizada via ftp;
  • Consolidação das informações e gerenciamento centralizado;
  • Diversas Políticas de comissionamento;
  • Integração com os principais PBMs: Sistema integrado com os principais programas de benefício em medicamentos, como Farmácia Popular, Vidalink e Guia da Farmácia. 
  • Gestão e controle de conveniados e suas compras: Em caso de produtos de uso contínuo é possível controlar o momento certo que informar ao cliente que está na hora de comprar novamente.

____


Se faz importante lembrar que nem todo software de gestão é bom para o segmento de farmácias e drogarias. Algumas ferramentas são muito complexas para a necessidade da empresa, outras não oferecem as especificidades necessárias. Por isso a importância de investir em sistemas especializados na área farmacêutica, preferencialmente desenvolvidos por empresas que prestam todo o suporte necessário para a implementação do produto.

Entre em contato com a Conecta. Nosso ERP conta ainda com outros diferenciais como sistema multi-empresa, frente de caixa eficaz, sistema multi local, banco de dados SQL Server da Microsoft com alta performance, interface padrão Windows, tela de venda configurável, manuais a nível de tela com possibilidade de complemento por parte do usuário e diversas outras.

Posts relacionados