Trabalhar com o máximo de produtividade em menos tempo e com uso reduzido de recursos parece um sonho bom demais para ser verdade. Mas, por meio do mapeamento de processos BPM, você vai perceber que esse objetivo pode estar mais próximo da realidade do que imaginamos.

Tudo porque esse trabalho consiste em avaliar cada etapa do seu fluxo produtivo, a partir de técnicas e padrões específicos, para que gargalos produtivos e oportunidades sejam facilmente identificados.

Consequentemente, o seu trabalho ganha contornos de qualidade muito almejados hoje em dia. Vamos ver, então, como isso é possível? Basta seguir com esta leitura, e descobrir a relação entre o mapeamento de processos BPM e uma gestão mais econômica e eficiente!

A importância do mapeamento dos processos

Você consegue imaginar uma empresa que cresça, continuamente, sem fazer uso de nenhum sistema de mensuração de resultados ou, sequer, um objetivo estabelecido?

Fica difícil, não é mesmo? Afinal, métodos específicos fazem com que você aprenda a visualizar o posicionamento da sua empresa, no mercado, bem como avaliar as oportunidades e carências do setor.

Sem falar que, por meio dessa análise estratégica, sua gestão adquire segurança (contra erros, desperdícios e prejuízos), produtividade e dados precisos para uma tomada de decisão mais assertiva.

É aí que pode fazer mais sentido, para a sua empresa, o mapeamento de processos BPM.

Os benefícios dessa atividade

Implementar o mapeamento de processos BPM coloca toda a operação da sua empresa sob monitoramento. Como resultado direto disso, vai ser possível:

  • Obter uma padronização ampla de todo o fluxo de trabalho e as suas respectivas etapas;
  • Redução de erros e retrabalhos decorrentes disso, já que os colaboradores vão saber, exatamente, como agir e reagir diante de todo tipo de situação (prevista e imprevista);
  • Otimização e concentração das informações, facilitando o diagnóstico de gargalos e também de insights;
  • Qualificação contínua do trabalho, permitindo que você delegue melhor as funções de acordo com cada responsabilidade dos funcionários.

A sua gestão não deve ser uma aventura trabalhada por intuições. Quanto mais dados você tiver para uma tomada de decisão — menor que seja —, mais assertiva vai ser a jornada de crescimento da sua marca.

Mapeamento de Processos BPM

As etapas para o mapeamento de processos BPM

Ao considerar o mapeamento de processos BPM, no dia a dia da sua empresa, convém levantar algumas questões, primeiramente. A seguir, destacamos para você quais são:

  • No que consiste (objetivos) as atividades que compõem todo o fluxo de trabalho da empresa e que vai ser mapeado?
  • Quem são as pessoas que respondem às atividades e processos dessas etapas?
  • Qual é o fluxo logístico da sua empresa?
  • Quais são os grandes desafios (limitações e obstáculos) que surgem na realização dessas atividades?

Isso, por si só, já é um esboço do seu mapeamento de processos BPM. Só que é fundamental, também, entender quais são os indicadores que a sua equipe vai monitorar a fim de avaliar a performance de trabalho.

Não à toa, as soluções de ERP têm sido consideradas como aliadas de peso nessa empreitada. Afinal de contas, os produtos são altamente personalizáveis, moldando-se às suas necessidades e objetivos.

E, dessa maneira, é possível monitorar todo o seu fluxograma para que a identificação de problemas e novas oportunidades surjam de maneira natural e automática.

Vale destacar, ainda, que o trabalho de mapeamento de processos BPM não é uma atividade pontual — ela pode ser incessantemente implementada. Assim, é possível analisar novas estratégias, praticas os eventuais ajustes e correções e colocar em prática ações que vão garantir mais eficiência ao processo, como um todo.

É assim que o mapeamento de processos BPM contribui com a redução de custos para a sua empresa: mais produtividade, com menos recursos utilizados, e um aumento gradual no nível de excelência praticado pela sua gestão de qualidade.

Quer saber mais a respeito do assunto? Então, convidamos você a entrar em contato com um de nossos especialistas para saber como esse tipo de solução pode fazer parte da sua rotina corporativa!

Posts relacionados