As formas de trabalho e de relacionamento interpessoal mudam constantemente graças à tecnologia. Quem diria que, há 20 anos, estaríamos diante de modernos celulares que não possuem teclado? Ou que a indústria poderia contar com robôs para fabricar diversas soluções?

Diante deste cenário, a inovação tecnológica evidencia a sua importância para a vida em sociedade. No caso das organizações, investir neste nicho é fundamental para ampliar a competitividade no mercado, qualificar as soluções oferecidas ao cliente, entre muitos outros benefícios.

Neste artigo, você vai saber o que é inovação tecnológica e como aplicá-la na sua empresa. Siga a leitura!

O que é inovação tecnológica

A inovação tecnológica se refere a conhecimentos, dispositivos, ferramentas, metodologias e técnicas desenvolvidas por meio de ações (pesquisas ou investimentos) que têm como propósito aumentar a eficiência de um processo de produção ou aprimorar um produto ou serviço. Quando consideramos apenas as empresas, o conceito diz respeito ao desenvolvimento de soluções para resolver o problema do público e, assim, conseguir criar um mercado ou atender ao movimento de demanda já existente.

Há, basicamente, dois tipos de inovação tecnológica. A de produto, como o próprio nome sugere, indica a criação, transformação ou exploração de novos produtos a partir da utilização de tecnologias que ainda não eram combinadas.

Já a inovação tecnológica de processos faz referência à adoção de novos métodos de produção. Com eles, é possível, por exemplo, melhorar a entrega de produtos e serviços e ampliar as potencialidades de operação dos negócios.

Como aplicar a inovação tecnológica na sua empresa

Agora que você já sabe o que é e quais são os tipos de inovação tecnológica, confira algumas dicas de como aplicá-la na sua empresa:

  • Facilite a comunicação com os seus públicos: clientes e funcionários precisam ter uma relação estreita com a sua empresa. Por isso, facilite a comunicação com os seus públicos por meio de chatbots. Esses chats facilitam a comunicação no dia a dia permitem que problemas corriqueiros sejam resolvidos com rapidez; 
  • Invista na qualificação da sua equipe: para que a sua equipe esteja por dentro da importância e das principais tendências em inovação tecnológica, que tal criar um programa de qualificação para ela? Essa excelente pedida pode ser uma realidade a partir de cursos 100% on-line, realizados pelos funcionários com simplicidade, rapidez e personalização;
  • Invista em um software de gestão de processos: softwares de gestão de processos otimizam os resultados da sua empresa e permitem que você tenha acesso a uma série de informações essenciais para o seu negócio na palma da mão! Nós, da Conecta Softwares, trabalhamos com uma série de soluções que permitem essa e muitas outras potencialidades à sua companhia. Clique aqui e entre em contato conosco agora mesmo!

Leia mais:

Análise de contratos: qual a importância?

Como um software pode otimizar os resultados na indústria? Conheça 5 benefícios

Posts relacionados