Inteligência de negócios, atualmente, pode ser um sinônimo para todos os setores da sua empresa que focam no uso combinado de tecnologias para a sua eficiência operacional. E não dá para falar do assunto sem, antes, explorar a importância da BI no alcance desse objetivo!

Sigla para Business Intelligence, a BI tem sido amplamente usada como uma ferramenta de captação e processamento de dados, a fim de agilizar a tomada de decisão, reduzir custos e melhorar a produtividade dos seus departamentos.

Quer saber como isso funciona? Basta acompanhar-nos ao longo desta leitura!

Quais são os benefícios de investir em Business Intelligence?

Agilidade em processos, concentração de dados, produtividade… A lista de benefícios é extensa, mas vale a pena pontuá-la para que você associe a importância da BI de acordo com a realidade do seu negócio.

Veja quais são!

Fornecimento de dados

Qualquer tomada de decisão depende, exclusivamente, de dados confiáveis. Sem isso, voltamos à era dos palpites — que, embora interessantes, agregam menos valor do que uma certeza científica amparada por dados.

Assim, a importância da BI está intimamente relacionada à possibilidade de compilar, organizar e apresentar essas informações. O que garante assertividade e muito mais agilidade nas suas escolhas.

Recurso preditivo

A automação de dados faz com que a Business Intelligence atue de maneira antecipada às demandas. Tudo porque, por meio da análise de registros, é possível destacar situações que podem ocorrer ou se repetir.

Assim, sua empresa adquire uma poderosa aliada para se antever diante de diferentes cenários que possam ocorrer.

Poder analítico

O mesmo citado no tópico anterior pode ser aplicado ao seu consumidor. O comportamento deles se reflete no tipo de dado processado. Assim, a importância do BI também reside no contato qualitativo que você vai ter com o seu público-alvo.

Uma questão fundamental, e que pode enriquecer as suas estratégias de atração e de retenção de clientes.

Eficiência operacional

Internamente, essa compilação de dados agrega ao fluxo de trabalho da sua empresa. Consequentemente, obtém-se mais eficiência operacional porque os seus funcionários vão aprender a lidar com a rotina de maneira mais segura, controlada e livre de riscos e imprevistos.

Afinal, vai ficar fácil entender a logística mais assertiva a fim de gerar produtividade com menos erros, no processo, e continuamente melhorar a partir da análise de dados gerados.

Quais áreas podem ser beneficiadas com a importância da BI?

Essa transformação impactante mencionada anteriormente pode ser de grande auxílio para empresas de todos os portes e segmentos. A única exigência é a elaboração de dados no seu fluxo de trabalho mapeado.

Com isso, a solução pode contribuir ativamente para a melhoria de processos, bem como os outros benefícios já apontados. Para a sua empresa, então, convém destacar a importância da BI para os seguintes setores de atuação:

  • Área administrativa, o que envolve o setor de compras, pagamentos e recebimentos, fluxo de caixa e também a contabilidade;
  • Área comercial, impactando nas análises do lucro das vendas, no desempenho e análises comparativas e também no desempenho de diferentes unidades da sua empresa;
  • Área de produção, seja no estudo de novas aplicações e equipamentos, em análises de mercado e na performance das equipes e maquinários.

Vale destacar, entretanto, que a importância da BI está atrelada a outra tecnologia, e que pode ser fundamental para o crescimento da sua empresa.

Como o ERP se encaixa nessa equação?

O ERP é uma solução que facilita toda a gestão da sua empresa. Por meio dele, a integração de dados e a automação de processos faz com que a produtividade seja enriquecida, bem como o controle dos processos.

A partir da reunião de dados promovida pela BI e a facilidade de análise dessas informações, você ganha um reforço duplo para acessar as informações estratégicas, vai conseguir tomar decisões em tempo hábil e também vai ter, à sua disposição, um ambiente de gestão pró-ativo com alertas automatizados e notificações associados aos objetivos da organização.

Quer saber mais sobre o assunto para entender a importância da BI dentro do dia a dia da sua empresa? Basta entrar em contato conosco. Descubra a relevância do ERP nesse processo de desenvolvimento.

Posts relacionados