A alta competitividade dos mercados faz com que as empresas tenham que buscar inovações continuamente. E é por meio da gestão na prestação de serviços que as atividades são controladas, os custos são reduzidos e a experiência de compra se torna mais eficiente.

Só que, embora a gestão na prestação de serviços se mostre uma atividade de grande relevância para qualquer empreendedor, uma série de desafios se coloca diante de sua rotina.

Para contorná-los, vamos apontar quais são esses desafios, destacando também a melhor solução para os evitar. Confira!

O relacionamento interpessoal

É inegável que, para uma boa gestão na prestação de serviços, a relação com o cliente é o ponto-chave. Para tanto, a sua empresa tem que estar por dentro de quais são as expectativas, objetivos e necessidades dele.

Portanto, crie o hábito de se colocar no lugar do seu consumidor. Saiba quais são os desafios que fazem com que ele procure sua empresa, e transforme o seu atendimento em uma central de ajuda.

Melhor que empurrar a sua solução para ele é fazê-lo perceber que a sua empresa conhece o mercado e sabe como transformar “dores” em soluções.

A prospecção de clientes

Assim como o relacionamento, a prospecção de clientes tem muito a ver com a sua gestão na prestação de serviços. Afinal, ambas as situações estão profundamente relacionadas.

Com um bom trabalho prestado aos seus consumidores, a prospecção é facilitada por meio de sua reputação e, claro, das recomendações dos outros clientes.

Trata-se, inclusive, da maneira mais fácil de promover o marketing da sua empresa: clientes satisfeitos geram novos clientes para a sua empresa.

Proposta de valor

Outro desafio para a boa gestão na prestação de serviços é a proposta de valor. Tudo porque muitas empresas têm dificuldades em apontar o valor agregado por trás dos preços praticados.

Aí, convém a necessidade em compor uma comunicação eficiente, para a sua organização, de maneira que fiquem percebidas, em suas soluções:

  • A gestão de qualidade antes, durante e após o atendimento;
  • A qualidade dos seus serviços e produtos em si;
  • Os diferenciais que a sua empresa pratica e, a concorrência, negligencia.

Conseguir explorar isso faz com que as pessoas ignorem o preço relativamente maior exercido. Afinal de contas, quando essas cifras se convertem em mais benefícios para o cliente, ele opta por pagar um pouco mais, mas ter menos problemas após adquirir os seus produtos ou serviços.

Eliminação de gargalos na produção

Os erros, retrabalhos e imprevistos constantes, no fluxo de trabalho, impedem que a sua empresa faça uma boa gestão na prestação de serviços.

Além de interferir diretamente na qualidade do trabalho realizado, os prazos acertados com os clientes são significativamente impactados. E, com isso, fica difícil mantê-los, mostrar o valor de suas soluções e reter os consumidores — além de minar as recomendações.

Portanto, vale a pena mapear os seus processos e, assim, identificar todo tipo de gargalo na produção. Com isso, o fluxo transcorre sem problemas, o que aumenta a produtividade, reduz custos e prejuízos, e oferece um serviço impecável e memorável para os seus consumidores.

O ERP para a gestão na prestação de serviços

Ao adquirir uma solução de ERP, a sua gestão na prestação de serviços permite que você desenvolva um fluxo de atendimento que envolve a abertura de ordens de serviços, com o mapeamento e registro do tempo de serviço de sua equipe, e avaliar a reposição de itens em tempo real.

Assim, imprevistos são reduzidos e todo o processo produtivo é detalhadamente monitorado, garantindo fluidez a todo o trabalho. Além disso, outros benefícios podem ser observados com essa solução, como:

  • Controle de atendimentos por técnicos de sua empresa (aumento de produtividade);
  • Controle de atendimento por tipos de serviços, facilitando a delegação de atividades por setor;
  • Acompanhamento das ordens em cada uma de suas diferentes fases /etapas;
  • Mais agilidade nos processos de atendimento, e também na emissão de notas.

Com isso, percebe-se que a gestão na prestação de serviços ganha um aliado e tanto para garantir que o cliente nunca seja prejudicado. E, tudo isso, com base em um processo de trabalho imune a riscos e imprevistos.

Quer saber mais a respeito? Então, entre em contato conosco e descubra como usar um ERP para contornar os principais desafios da gestão na prestação de serviços!

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