Sem dúvida nenhuma colaboração é um dos conceitos que emergiram nos últimos anos e ditam o ritmo desta década. A economia colaborativa, baseada no compartilhamento de bens, serviços, espaços e ideias é a concretização de uma nova percepção de mundo, totalmente alinhada com as gerações mais jovens. Dentros das organizações, principalmente as mais modernas, colaboração também é regra. A produtividade agora é buscada pelo conjunto, não mais individualmente como nos modelos anteriores.

Cultura da Colaboração no Ambiente de Trabalho

É preciso salientar que a colaboração não é conquistada automaticamente, de uma hora pra outra, com a implantação de ferramentas colaborativas. A cultura da empresa precisa enraizar o conceito, fazer da colaboração uma parte de seu DNA. Somente assim as pessoas despertarão e darão seu apoio para novos processos e soluções. Caso contrário, essa nova política não vai funcionar.

A cultura da colaboração é mais que um modismo. Esse movimento global é uma necessidade para empresas que desejam galgar melhores posições no mercado. A colaboração é responsável pelo escalonamento do aprendizado interno, aumentando a produtividade do coletivo e devolvendo melhores resultados para os indivíduos.

Os processos colaborativos tem como base o trabalho em conjunto, onde diferentes opiniões são levadas em consideração para que o objetivo comum seja atingido. Esse novo paradigma deve ser incorporado primeiramente pela gestão, sendo espalhado de cima para baixo e de dentro para fora. A organização deve dar o exemplo e levar os processos colaborativos aos seus funcionários.

Como Treinar a Colaboração e seus Impactos 

A mudança de cultura dentro de uma organização deve ser planejada e introduzida com parcimônia. Com forte trabalho de gestores, RH e Marketing, a nova cultura deve entrar naturalmente no dia a dia. Reuniões, apresentações, dinâmicas de entrosamento e ações que elevem o talento das pessoas para o trabalho em grupo devem ser implantadas. 

E os impactos da cultura da colaboração são diversos. O principal benefício é o aumento da produtividade. O trabalho em equipe, baseado na comunicação, torna o ambiente mais motivado e influi diretamente no desempenho do grupo.

Esse novo clima organizacional também é responsável por uma maior retenção de talentos. Não é somente por dinheiro que as pessoas optam por um trabalho hoje em dia. São diversos os motivos, sendo um deles a qualidade do ambiente.

Outro fator interessante é que no trabalho colaborativo a tendência é o compartilhamento de responsabilidade sobre o projeto. A figura do líder ainda pode existir, mas fazendo um papel de organizador e motivador do time.

Claro que a tecnologia é uma das principais aliadas. Ferramentas colaborativas são essenciais para desenvolver a comunicação, o compartilhamento de informações, desde que em consonância com toda uma mudança de paradigma, como salientamos.

Exemplos de Softwares Colaborativos

Software colaborativo é aquele que proporciona a troca de informações de forma ágil, em tempo real, possibilitando que o grupo esteja ciente da tarefa de todos. Eles possibilitam a otimização da comunicação, organizam processos e facilitam a priorização de demandas. 

Para melhor exemplificar, vamos listar alguns softwares colaborativos:

Asana

 

O Asana é uma ferramenta de gestão de equipes e projetos. Nele é possível gerenciar tarefas e fluxo, dispondo ainda de uma ferramenta interna de comunicação. Pode ser utilizado também na forma do quadro kanban.

Slack

 

O queridinho dos usuários. Em diversas empresas já está substituindo o e-mail. Definido como um espaço de colaboração para o trabalho em equipe, o Slack organiza conversas dentro de canais, possibilita o trabalho com parceiros externos e pode ser integrado com milhares de apps. 

Google Drive

 

Solução robusta, utilizada pelo mundo todo. Basta ter uma conta do Gmail para acessar editor de texto, planilhas, apresentações, agenda e o Hangout, onde é possível fazer reuniões remotas. Além desses, o Google Drive disponibiliza espaço em nuvem para o armazenamento compartilhado de arquivos.

Pipedrive

 

Plataforma CRM, moderna, projetada para pequenas equipes de vendas. Oferece recursos como gestão de funil, integração de e-mail, metas, relatório de vendas, entre outros.

Conectado

 

É uma plataforma de gestão de processos, gestão de projetos e de colaboração. Desenvolvido pela Conecta, ele otimiza processos, utiliza recursos de gamificação, possui chat interno para comunicação mais eficaz, possibilita a criação de fluxos de trabalho e acompanhamento em tempo real das atividades.

___

Para saber mais sobre o Conectado e como ele pode auxiliar no implantação de uma cultura colaborativa na sua organização, entre em contato com a Conecta.

Posts relacionados