Entre 1948 e 1975 a Toyota elaborou uma série de processos de produção que se complementam. O nome dado a esse sistema que visa o aumento da produtividade e da eficiência é Lean Manufacturing ou Produção Enxuta, conhecido também como Sistema Toyota de Produção. Ele conta com processos conhecidos como ferramentas lean, onde podemos destacar Kaizen, Jidoca, Kanban, Heijunka, Just in Time, KPIs, 5S e PDCA

O objetivo da produção enxuta consiste na eliminação progressiva dos desperdícios, através do fluxo contínuo dos processos, da produção pela demanda e na relação de parceria com os fornecedores. É uma filosofia que busca atender as necessidades do cliente no menor prazo, com a melhor qualidade e com o menor custo possível.

5 Princípios da Produção Enxuta

Para um aprofundamento no pensamento enxuto, é necessário entender os 5 princípios, que servem como pilares dessa filosofia. 

Valor

É por onde se inicia o pensamento enxuto. É preciso compreender o que agrega valor ao cliente, quais itens que fazem o consumidor comprar ou contratar um produto. Com base nas necessidade dos clientes, especificar elementos o valor precisamente.

Note que valor não é preço. Aliás, o preço pode ser um dos valores do produto. Valor consiste nas características e diferenciais que levam o cliente a decidir pela compra. Alguns exemplos de valor percebido são: qualidade do material, atendimento, prazo, tamanho, cor, força da marca, embalagem e etc.

Fluxo de Valor

Mapear o fluxo de valor é identificar todo o fluxo de informações do processo de desenvolvimento do produto. Identificando esses passos é possível entender quais não criam valor, para então eliminar esses passos desperdiçados.

As etapas que agregam valor são aquelas do processo produtivo que transformam a matéria prima com o objetivo de dar forma ao produto final. São etapas em que o produto ganha atributos reconhecidos pelos clientes.

Atividades inadequadas, métodos de trabalho ineficientes, tempo perdido em ações desnecessárias. Esses são alguns dos exemplos de pontos que não agregam valor e devem ser corrigidos.

Fluxo

Após o mapeamento e remoção do desperdício, é hora de ter certeza que as outras etapas estão funcionando a pleno vapor. Sem atrasos, paradas ou gargalos. O fluxo criado deve ser contínuo, passando pelas etapas que geram valor, abrangendo o maior número de etapas possível.

Puxar

Por puxar podemos entender que o processo não pode começar sem que um cliente solicite o produto. Por exemplo, o cliente precisa demandar o produto ou serviço, para então todas as etapas se colocarem em funcionamento. Esse é conceito de just-in-time, onde se produz nas quantidades certas, no momento solicitado.

A partir do pedido do cliente, se deve regressar no processo, produzindo somente o necessário.

Perfeição

Um princípio totalmente ligado aos anteriores. A perfeição deve ser buscada através da melhoria contínua. Ela é o conceito mais difícil de atingir, alcançada quando um processo fornece valor, conforme definição do cliente, sem qualquer desperdício.

A cultura interna de uma organização deve estar totalmente voltada para o Lean Manufacturing. Treinamento de colaboradores, instruções, definição de padrões e maior controle de qualidade são investimentos obrigatórios para que a perfeição seja um objetivo real.

A utilização estratégica dos recursos humanos é fundamental.

Princípios da Produção Enxuta

Podemos dizer, com base nesses princípios, que a Produção Enxuta traz para a organização diversas vantagens. As principais são identificação das atividades que agregam valor; identificação e eliminação de desperdícios; visão geral do fluxo de valor, onde é possível entender pontos de melhoria; melhora do produto entregue pela empresa, pois está em constante aperfeiçoamento.

Implementar a produção enxuta pode ser um grande diferencial para o seu negócio. Afinal, a busca pela perfeição só conduz a melhores posições.

Você pode ter notado que ao longo de nossas postagens estamos trazendo conceitos diversos sobre gestão de processos. Aqui na Conecta somos apaixonados por esse assunto. Nosso software de gestão empresarial é totalmente alinhado com as boas práticas e conceitos de administração, com diversos módulos específicos para diferentes tipos de empresa.

Entre em contato conosco.

Posts relacionados