Hoje em dia, não bastam as empresas oferecerem soluções aos clientes: elas devem mostrar que compreendem os desafios e objetivos que eles estabelecem. E é por isso que o BPMS como ferramenta de qualidade tem que ser considerado para o seu negócio.

Em primeiro lugar, porque o BPMS (do inglês Business Process Management ou gerenciamento de processos de negócio) é um tipo de produto adaptável — ele se molda a você, e não o oposto.

Assim, os gestores conseguem identificar as melhores oportunidades para otimizar o fluxo de trabalho e agregar produtividade sem que, com isso, o uso de recursos seja maior.

Quer saber mais a respeito? Confira conosco, então, as vantagens em usar o BPMS como ferramenta de qualidade para a sua empresa!

O que é BPMS?

Como destacamos acima, trata-se do uso de um produto que permita a automação e sistematização de todas as etapas produtivas da sua organização.

Dessa maneira, você modela o software para que ele atenda às suas necessidades, ajudando no planejamento e execução de atividades cotidianas.

Qual é a sua importância?

Acrescentar o BPMS como ferramenta de qualidade, para a sua empresa, se reflete em um auxílio pontual em diversas etapas do seu planejamento e execução de projetos.

Por consequência, é possível acumular diversos benefícios, como:

  • Redução de custos, uma vez que o sistema BPM ajuda a identificar custos supérfluos e desperdícios dentro do seu fluxo de trabalho;
  • Ajuda a eliminar etapas desnecessárias do processo de trabalho;
  • Gera mais produtividade. Sem as etapas redundantes ou manuais, os colaboradores focam os seus esforços em atividades mais analíticas e estratégicas;
  • Reduz erros manuais no processamento de informações a partir da automação de atividades;
  • Oferece melhorias contínuas na avaliação de suas atividades porque o BPM como ferramenta de qualidade auxilia na padronização de tarefas.

Ou seja: uma solução de BPM permite o fácil mapeamento do seu fluxo de trabalho. E, com isso, fica mais prática a avaliação daquilo que funciona e do que pode ser continuamente replanejado (ou erradicado) do fluxo.

Como o uso do BPMS melhora a sua relação com os clientes?

Focando também na parte externa do seu trabalho, o BPM como ferramenta de qualidade atua como um facilitador da satisfação dos seus clientes.

Em primeiro lugar, porque oferece uma maneira qualitativa de gerenciar as expectativas do seu público-alvo. Imagine, por exemplo, que o mapeamento anteriormente citado pode ajudar a identificar novas oportunidades de melhorar a logística dos seus pedidos.

Assim, as entregas são mais rápidas e eficientes, reduzindo o tempo de espera — e gerando uma experiência de compra primorosa. Consequentemente a sua marca adquire mais vantagem competitiva para se diferenciar no seu ramo de atuação.

gestão da qualidade

E o BPMS como ferramenta de qualidade?

Oferecendo uma visão mais intimista dos seus processos, vale observar como as soluções de BPM são consideradas relevantes para a qualificação dos seus serviços.

Isso porque, quando você molda esse produto para atender especificamente às suas necessidades, é possível:

  • Gerar uma automatização de processos eficiente, a partir de comandos simplificados. Assim, mesmo que você não entenda de programação, o produto configura o desenho do seu processo de trabalho e ajuda a apontar quais tarefas podem ser automatizadas;
  • Definir cada etapa do trabalho. Assim, cada colaborador sabe, exatamente, qual é a sua responsabilidade e o papel desempenhado em todo o fluxo;
  • Controlar as atividades para garantir o cumprimento de prazos e, também, minimizar todo tipo de imprevisto que possa ocorrer;
  • Obter mais transparência nos processos.

Dessa maneira, assim como o ERP está auxiliando o e-commerce em diferentes proporções, o BPM como ferramenta de qualidade é um diferencial e tanto para a sua empresa!

Para implementar esse tipo de solução, entretanto, é fundamental contar com um serviço especializado, e que compreenda profundamente os seus objetivos, necessidades e carências.

Quer ver, na prática, algumas possibilidades de tornar o BPM uma ferramenta na gestão de qualidade? Basta entrar em contato com um de nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas

Posts relacionados