O Trino Polo, APL de TI da Serra Gaúcha, realizou a primeira edição do Business Day, com o apoio da AGDI, do Sebrae e do Seprorgs, no dia 26 de agosto, em Caxias do Sul. Para iniciar o evento, o presidente do Trino Polo, Thiarlei Macedo, fez sua saudação. Nela, citou a importância da aproximação e da integração das empresas do setor de TI, apontando que projetos colaborativos e eventos como o Business Day são essenciais para ampliar a competitividade.

Em seguida, o especialista em finanças Reinaldo Marques, Coordenador de Investimentos da Softex (Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro), discorreu sobre “Alianças e parcerias estratégicas como fator de vantagens competitivas para o setor de TI”. Ele falou sobre o papel da Softex em promover estas conexões. “Esta função é ideal para complementar e agregar valor a produtos e serviços das empresas, no mercado nacional e no internacional”, afirmou.

O palestrante ainda definiu alianças estratégicas e seus objetivos, citou as principais formas associativas utilizadas no setor de TI e suas características, mencionando fatores determinantes de sucesso e fracasso. Marques continuou sua fala indicando fontes de financiamento para determinados momentos das empresas, como startup, estágios iniciais, expansão e maturidade, enfatizando o Prosoft BNDES, onde a Softex apoia com auxílio na estruturação do plano de negócios e orientação na preparação de toda documentação.

Ao final da palestra, foi a vez do gerente do Trino Polo, Edison Maletz, apresentar o novo catálogo das mais de 100 empresas associadas à entidade, com informações sobre produtos e serviços prestados, distribuídos em sete categorias. O material está disponível online.

Após, o diretor financeiro e de interiorização do Seprorgs, Marcos Casagrande, apresentou aos participantes do evento a Plataforma TI, ferramenta da sua entidade para fomentar novos negócios e oportunidades aos associados.

As Sessões de Negócios tiveram lugar em seguida, coordenadas pela equipe do Sebrae. O gestor da entidade, Jackson da Luz, explicou aos representantes de aproximadamente 50 empresas como seria a dinâmica da atividade, com oito ciclos de apresentações que permitiram que todos os participantes se conhecessem. O evento encerrou com um coquetel e visitação aos estandes das empresas patrocinadoras do evento.

O Business Day teve Patrocínio da Automatech Soluções, Impacto Positivo, JDB Tecnologia e Universidade de Caxias do Sul.

Posts relacionados