Os recursos são finitos e hoje mais do que nunca, nos damos conta que devemos usá-los com controle para que nossas gerações futuras, possam usufruí-los assim como as gerações passadas e a nossa.

Trazendo essa discussão para o mundo empresarial, temos esse mesmo viés na concorrência de mercado, fazendo com que as empresas se atentem para a eficiência no uso dos recursos, pela simples razão que eles não são inesgotáveis e que consomem boa parte da receita de qualquer empresa.

Embasado nesse conceito, vemos o crescimento da Gestão por Processos, como forma de otimização necessária para que as empresas busquem o uso eficiente dos seus recursos para produção de bens e serviços.

O que é Gestão por Processos?

segundo BMPN ORG

Gestão de Processos de negócio ou BPM – Business Process Modeling é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar (ou projetar), executar, medir, monitorar e controlar processos de negócio, automatizados ou não, para alcançar consistência e resultados alinhados aos objetivos estratégicos da organização, envolvendo, ainda, com ajuda de tecnologia, formas de agregar valor, melhorias, inovações e o gerenciamento dos processos ponta a ponta, levando a uma melhoria do desempenho organizacional e dos resultados de negócios”. (2009)

Indo Mais Além…

Nós aqui na Conecta, acreditamos que a Gestão por Processos vá além das tarefas de mapear e desenhar os processos executados pelas diversas áreas de uma empresa.  Ela é na verdade o planejamento e orquestração do conjunto de sistemas que formam uma organização com vistas a melhorar desde o entendimento dos objetivos e os desdobramentos dos mesmos em cada atividade exercida, buscando a eficiência.

Quais os Benefícios?

  • Integração entre as áreas da organização
  • Melhor aproveitamento do recurso “tempo”
  • Maior rapidez no processo decisório
  • Aumento da qualidade dos produtos e serviços produzidos pela organização
  • Alinhamento entre a estratégia da empresa e seus níveis operacionais

 

Como Economizar com Gestão por Processos?

Com a visão claras dos objetivos estratégicos, toda a organização que adota a Gestão por Processos, começa a colher os frutos desta visão através da maior integração entre as áreas, o que possibilita em primeira mão, evitar o desperdício com o retrabalho, aumentar da eficiência no uso dos recursos, como energia, matéria-prima e insumos e isso se reflete diretamente no caixa da empresa.

Se avançarmos mais, entraremos no aspecto humano das organizações e ai mais um ponto de economia visível, com a racionalização da mão-de-obra com o uso eficiente dela.

 

Enfim, poderíamos passar bom tempo discorrendo sobre os vários desdobramentos resultantes e seus resultados na economia das empresas, sem dúvida.

A Conecta como forma de contribuir para as empresas, vem desenvolvendo o Conectado, uma solução que embarca todos os conceitos da Gestão por Processos, Gestão de Projetos além da colaboração em equipes e GAMIFICATION, e que em breve estará disponível para mercado.

Se você quer conhecer mais sobre o Conectado, entre em contato conosco, pois estamos  cadastrando empresas na lista  beta tester e sua empresa poderá fazer uso desta solução que vem para mudar a gestão nas empresas de vários segmentos de mercado. Seja um dos primeiros a usar nossa solução.

Posts relacionados