Todas as empresas que desejam ser bem sucedidas devem prioritariamente buscar uma boa gestão dos seus recursos, sejam eles pessoais, financeiros, materiais ou das informações.

A correlação e interdependência entre todas essas áreas da empresa, requer que a gestão das atividades de qualquer empresa, seja gerenciada sob a ótica dos processos. Processo é um conjunto de atividades que executados de forma sequenciada conduzem à um resultado desejado.

A visão dos processos, permite uma compreensão de como se desenrolam os fluxos de trabalho, dando a ótica para visualizar os gargalos, ineficiências que se corrigidos, garantem a eficiência empresarial.

Ok. Mas como eu posso gerir todos esses processos, se a dinâmica de informação muda constantemente?

Como falei anteriormente, o dia a dia de uma empresa é, segundo a visão dos processos, um conjunto de atividades que são executadas de forma sequenciada para atingir um objetivo e que gera minuto a minuto, novas informações e atualizações. Por isso, começamos a verificar a necessidade das empresas contar com o suporte para suas atividades em um sistema de gestão, elencando cinco motivos para isso.

 

Integração Entre As Áreas

Quando as informações estão atualizadas no sistema de gestão empresarial, se refletem em todas as áreas da empresa, isso cria a integração necessária para o bom desenrolar das atividades da empresa. Se a empresa não conta com um sistema de gestão e utiliza planilhas, ela fica sem o recurso de integração e perde a agilidade.

Quando uma entrada de mercadorias no estoque, gera informações para a área responsável pelas contas à pagar, isso gera uma comunicação que permite maior agilidade e confiabilidade nos processos.

Se cada processo funcionar corretamente, comunicando e atualizando as informações, o sistema todo terá sintonia.

 

Visão Estratégica da Empresa

Falando da estratégia empresarial, falaremos dos objetivos que cada empresa tem como razão existencial e isso só estará perfeitamente alinhado entre todas as áreas da empresa, se houver integração, cuja a qual falamos anteriormente.

Para que todos tenham a compreensão de onde a empresa está e onde ela quer chegar é necessário um conjunto de informações atualizadas, para que norteiem todos os envolvidos e isso só é possível através de um sistema de gestão empresarial.

Para planejar o futuro é necessário se basear em dados e dados que expressem a realidade atual de maneira confiável.

 

Melhora na Produtividade

Levando-se em consideração que produtividade é fazer mais coisas em menos tempo, temos somente no aspecto da integração de informações, uma otimização das atividades de cada área envolvida no processo empresarial, que geram uma produtividade enorme, comparado a empresas que operam de maneira desintegrada.

Para produzir mais em menos tempo, é necessário automatizar tarefas que são muito repetitivas e que se forem feitas de forma manual, irão gerar um desperdício de recursos que é prejudicial para qualquer empresa.

A concorrência entre empresas se dá pelo fator da produtividade, pois ele está ligado ao valor que essas empresas conseguirão ofertar seus produtos e serviços ao mercado.

 

Rapidez na Tomada de Decisão

O processo de gestão é baseado em decisões, que são feitas a partir de informações situacionais, comparadas com relação a parâmetros estabelecidos e objetivos.

Com essa metodologia, as empresas buscam se antecipar e responder aos acontecimentos de mercado. Buscando oportunidades para maximizar os resultados.

É como um comandante de navio tomando as decisões baseado nas informações que estão ocorrendo agora, mesmo já tendo planejado com base nas informações passadas.

Como todos sabemos, o dia a dia de qualquer empresa é dinâmico e aquilo que aconteceu no passado e teve boa resposta, pode não funcionar agora.

 

Otimização do Tempo

Quando dizemos que produtividade é fazer mais coisas em menos tempo, estamos dizendo que o tempo é um fator decisivo nas atividades empresariais e deve então ser utilizado da melhor forma, produzindo o máximo de resultado possível.

Isso então nos leva a racionalização do tempo, procurando elencar atividades que são mais repetitivas, deixando que as máquinas cumprirem essas atividades, liberando-nos para atividades chaves ou processos chaves que dependem de uma maior ação humana.

Isso só será possível com a ajuda de um sistema de gestão que automatize essas atividades, deixando tarefas repetitivas e onerosas a cargo do sistema. Um sistema de gestão eficaz, envia até você, informações necessárias para a tomada de decisão.

 

Conclusão

 

É possível visualizar claramente a importância de um sistema de gestão empresarial no dia a dia de uma empresa, pois muitas tarefas que eram feitas manualmente, hoje, com a revolução digital, são inimagináveis.

Vivemos em um tempo em que a dimensão de comunicação e interatividade é muito forte, seja no âmbito pessoal ou profissional e isso demanda agilidade, confiabilidade, integridade nas informações que somente através dos sistemas informacionais conseguimos ter. Pense nisso!

Fique CONECTADO !!! Deixe seu comentário, crítica ou sugestão. Adoraremos conversar com você.

Posts relacionados