Introdução

Para entender os fatores que podem transformar sua empresa em uma empresa altamente rentável, vamos conversar sobre um tema que está muito em voga,  por várias razões, sejam elas pelo do contexto atual do país, onde hoje, mais do que nunca,  é uma exigência para enfrentar esses tempos difíceis, seja  pelo processo da globalização, que obriga as empresas a produzirem mais com menos esforços e desperdícios ou até mesmo pela entrada de novos concorrentes no mercado que obrigam as empresas a trabalharem com níveis maiores de qualidade, evitando assim custos como retrabalho, desperdícios, trabalhando assim o conceito da produtividade.

Vamos agora, exercitar o pensamento e entender alguns dos fatores que estão por trás da produtividade e que levam a ela, para fazermos o exercício mental e entender que produtividade é o resultado de ações diárias que são ampliadas pelo uso de práticas que muitas vezes negligenciamos no dia a dia nas nossas empresas.

 

Conceituando Produtividade

“Produtividade é a redução do tempo gasto para executar um serviço, ou o aumento da qualidade de produtos elaborados, com os mesmos níveis de qualidade, sem o acréscimo de mão-de-obra ou aumento dos recursos necessários.”

 

Alguns Fatores Que Podem Contribuir

Racionalização das tarefas

Quando falamos na racionalização das tarefas que cada colaborador desempenha dentro de uma empresa, estamos falando o aspecto organizacional, que pressupõe que exista um estudo focado no fluxo de processos desempenhada por cada atividade para primeiro saber se ela é necessária, segundo qual o impacto que ela causa na cadeia produtiva, para dentro da visão da importância dessa tarefa, empregar os cuidados necessários diretamente proporcionais à sua importância dentro deste cenário.

Cuidar para que não haja tarefas de forma repetida e desnecessárias dentro do ciclo da produção, alavanca muito os níveis de produtividade, assim como atribuir e controlar as tarefas distribuídas na equipe contribuem para a produtividade da equipe.

Indicadores de desempenho das atividades

Como já bem diz o ditado, aquilo que não é medido, não pode ser gerenciado e dentro desta premissa temos a visão de quais atividades devem ter seus desempenhos medidos e monitorados para estabelecer uma visão crítica com relação que está sendo feito na empresa, tanto do ponto de vista quantitativo, quanto qualitativo.

Colaboração da Informação

Diariamente são produzidos bens e serviços pelas empresas e estas produções geram informações (dados) que uma vez que eles sejam utilizados de forma colaborativa no ambiente empresarial, produzirão efeitos como a minimização de retrabalhos, minimização da perda de qualidade por produção fora dos padrões de excelência de mercado, aumento da capacidade de produção pela racionalização dos processos, dentre muitas outras consequências que poderíamos ficar discorrendo aqui.

A colaboração da informação, traz consigo a transparência necessária para práticas de gestão mais eficazes, fazendo com que todos tenham acesso as informações necessárias para o bom desempenho das suas funções.

Automação de Processos

É inegável que as máquinas produzem tarefas repetitivas de melhor forma que o ser humano e não vamos aqui entrar na discussão ética, com os efeitos provocados pela entrada dessas no ambiente produtivo.

Vamos no ater ao fato que a automatização das tarefas repetitivas libera os colaboradores dentro das empresas para tarefas de gestão dessas máquinas, ao contrário do que antigamente se via, aumentando os níveis de produção em muitas vezes.

Enfim, é só vermos o processo produtivo de automóveis, que realmente fica claro do que estamos falando.

Estímulo Motivacional

Apesar de vermos um processo de transformação no ambiente empresarial, onde muitas das tarefas são hoje desempenhadas por máquinas, temos ainda o homem, como ator principal, pois como falamos, em tarefas puramente repetitivas e operacionais é inegável que as máquinas suprem com sobra a mão-de-obra humana, mas existem muitas tarefas que o homem é essencial e então é necessário que as empresas trabalhem com sistemas motivacionais.

Os trabalhadores produzem mais, quando bem estimulados e um dos recursos para essa estimulação é a competição, quando bem usada. Estamos falando da gameficação, um termo trazido do inglês que significa utilizar recursos dos jogos, para estimular aos trabalhadores comparar resultados com seus colegas, para com isso estimular a busca de atingimento ou superação de metas.

 

A Solução

Esse conjunto de fatores, não encerra nestes, existem outros tantos fatores que contribuem  para o aumento da produtividade, mas nós aqui na CONECTA, vemos estes como fatores importantes e nos debruçamos dentro dessas premissas para desenvolver a solução CONECTADO, uma solução que em suma, busca entregar recursos como gestão de tarefas, com controles para que os gestores consigam acompanhar o desempenho dos colaboradores e os próprios , tornando a visão uma visão de 360º que propiciam uma visão mais crítica do desempenho baseada em padrões e não na visão empírica ditada por alguns gestores da empresa.

Gestão de Processos, permitindo que os fluxos de trabalho tenham uma gestão mais apurada e automatizada eliminando gargalos e desperdícios.

Gestão de Projetos, permitindo que projetos semelhantes, com atividades e tarefas semelhantes, sejam atribuídas de maneira muito rápida e com acompanhamento em tempo real, mitigando riscos de atrasos do projeto, assim como abastecendo indicadores de performance.

Colaboração da informação, com recursos de comunicação interna, através de alertas, painéis, chat, com disponibilização das informações (dados) em tempo real, permitindo ações proativas.

Recursos de gamificação que como já vimos, estabelecem o bom estímulo dos colaboradores e suas equipes, movido pelo sentimento de pertencimento na construção dos resultados da própria empresa.

Se você se interessou pelos benefícios que o CONECTADO pode trazer para sua empresa e quer conversar sobre isso, entre em contato, e teremos imenso prazer em lhe demonstrar várias aplicações desta tecnologia e que podem ser utilizadas na sua empresa para buscar mais Produtividade.

Posts relacionados